Blog

25 out

Faaftech

Toda linha de produtos Faaftech você encontra na Discar Acessórios!

Desbloqueio Multimídia, espelhamento, receptor de TV digital e muito mais.

7 dez

Os engates comercializados no varejo são certificados pelo Inmetro?

Conheça a importância da certificação e quais os riscos e penalidades de se comercializar engates ilegais.

Você sabia que todo engate, antes de ser comercializado, deve passar por testes de qualidade para ser reconhecido e certificado pelo Inmetro? O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou neste ano, nos dias 30 e 31 de julho a Operação Tração Máxima em engates, na capital e interior.
Dos estabelecimentos fiscalizados, 31% estavam irregulares, e do total de produtos verificados nestes locais, mais de 40% não eram certificados pelo Inmetro. Atualmente, no Brasil, tem ocorrido uma prática desrespeitosa com o consumidor.
Fabricantes de engates comercializam produtos não certificados pelo Inmetro, “maquiando” o mesmo com a plaqueta inviolável (prevista por lei) com o código de outro modelo de veículo.
Segundo Harisson Mattos Ferraz, gestor do Centro de Fiscalização da Conformidade de Serviços do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a ação realizada no final de julho teve como objetivo detectar se havia fabricação de engates sem a certificação do Inmetro. “Acontece de uma empresa ter registro para determinados produtos, e para outros não, e ainda aquelas que não passaram pela certificação. Toda vez que um veículo é lançado no mercado, se ele sofreu qualquer alteração na sua longarina, mesmo sendo do mesmo modelo, é necessário ter um engate específico, que precisa ser testado para posteriormente ser certificado pelo Inmetro”.

É preciso que lojistas e distribuidores fiquem atentos pois na ação realizada pelo IPEM-SP foram averiguados muitos casos irregulares, com interdição e até mesmo apreensão de produtos, além de multa e autuação até que a empresa responsável regularize a situação. “Existem casos de fábricas que já iniciaram o processo de certificação no Inmetro, nestes casos, o Ipem apenas interdita a venda de produtos até que o processo de certificação seja concluído”,
afirma Harrisson Ferraz.

Distribuidores e Lojistas
Quando distribuidores e lojistas assumem o risco de venderem engates não certificados pelo Inmetro, eles também ficam passíveis de multas e penalidades previstas em lei, como por exemplo, apreensão e interdição dos produtos.
Já os consumidores, de acordo com o item XII do artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), cometem infração considerada grave e dá 5 pontos na CNH do proprietário do veículo e multa de R$ 195,23. O veículo ainda fica retido até a regularização do acessório.
Abaixo confira a legislação e punições

O que diz a Lei?
A Resolução 197 de 25 de Julho de 2006 (com retificação publicada no dia 22/11/2006), regulamenta o dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) utilizado em veículos com PBT de até 3.500kg e dá outras providências.
Considerando a necessidade de corrigir desvio de finalidade na utilização do dispositivo de acoplamento mecânico para reboque, a seguir denominado engate, em veículos com até 3.500 kg de Peso Bruto Total – PBT;
Considerando a necessidade de disciplinar o emprego e a fabricação dos engates aplicados em veículos com até 3.500kg de PBT;
Art. 2º. Os engates utilizados em veículos automotores com até 3.500 kg de peso bruto total deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do Inmetro, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187.
Art. 4º. Para rastreabilidade do engate deverá ser fixada em sua estrutura, em local visível, uma plaqueta inviolável com as seguintes informações;
I – Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina;
IV – referência a esta Resolução.


Fonte: facebook.com.br/RevistaAutoMOTIVO

28 jun

CNH digital no Ceará

Desde a última quarta-feira, dia 20 de junho, o Detran CE disponibiliza gratuitamente a versão digital da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la, no seu smartphone.

O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, de papel, que permanece sendo emitida e válida. A versão digital também terá o mesmo valor jurídico da impressa, mas com algumas vantagens adicionais, como maior mobilidade, praticidade e comodidade para os usuários.
Por lei, a CNH é um documento de identificação pessoal, válido em todo o território nacional. Com a implantação da CNH Digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil. Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do país utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.
Para obter a CNH Digital, o usuário precisa ter a CNH impressa com QR Code (uma espécie de código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017). Se você já possui CNH com QR Code, basta seguir os passos abaixo. Caso não, você poderá solicitar uma segunda via ou ainda efetuar a renovação da sua CNH atual (lembrando que não é necessário aguardar a CNH vencer para renová-la).

 

Conheça o Passo a Passo para você obter a CNH Digital no seu smartphone, acesse neste link do Detran Ceará e confira tudo.

Discas Acessórios!

 

 

20 jun

Alto Falantes Bravox

Os Triaxiais e o Quadraxial 6×9” da Linha X possuem design arrojado e inovador e se adaptam perfeitamente aos novos conceitos de carros “tunados”, aliando potência, desempenho e durabilidade.
De simples instalação, podem ser instalados em qualquer veículo com ou sem adaptação nas portas dianteiras, traseiras, tampão e painel.

Linha X

Cone injetado em polipropileno

Tweeter e midrange de Mylar

Carcaça injetada em termoplástico

Borda injetada em Santoprene ®

Bobina em corpo de alumínio

Acompanha grade arrojada de proteção (B4X69 X)

Aqui na Discar Acessórios você encontra a linha completa de Alto falantes com a qualidade Bravox.

Consulte-nos! 85 3246-3246

9 jun

Ferramentas Gedore

Com toda essa frota de veículos rodando em território nacional as demandas para os brasileiros só aumentam! Por isso, ter uma oficina ou um auto center com equipamentos e ferramentas de altíssima qualidade é uma boa opção de investimento no mercado atualmente!
A linha de ferramentas automotivas Gedore é ideal tanto para novas oficinas, quanto para as que querem renovar seu arsenal. Os produtos são sensacionais, extremamente resistentes e produzidos especificamente para profissionais. São ferramentas que atendem as mais elevadas exigências do mercado, com chaves de diversos tipos, soquetes, chaves, alicates, marretas, e muito mais!
Se você quer qualidade e tecnologia, tenha sempre em mãos uma ferramenta Gedore.
Aqui na Discar Acessórios você encontra as mais variadas ferramentas automotivas.
Consulte-nos! 85 3246-3246